O Que Fazer Se Não Divulgaram O Salário Da Vaga?
Estamos chegando no final do ano e como não poderia ser diferente, todos os dias, numerosas oportunidades de trabalho são divulgadas nos mais diversos segmentos.
Por vezes, estas oportunidades são anunciadas com um elevado grau de detalhamento (contendo, por exemplo, as atividades, o horário de trabalho, os benefícios que são pagos pela empresa, a extensão da remuneração, etc.).
No entanto, eventualmente, acabamos nos deparando com anúncios mais enxutos, que se limitam a elencar a natureza da oportunidade aberta, sem sequer divulgar o salário à que o colaborador fará jus.
No entanto, isto não significa que a empresa não possui um plano de cargos e salários bem desenhado. A bem da verdade, quando o profissional se depara com este tipo de cenário, o que deve assumir é que questões e fatores internos e mercadológicos (como: preservação de equipe; concorrência; e “leilões” salariais) acabaram levando o empregador a considerar inadequada a imediata divulgação do salário (um salário muito baixo, por exemplo, pode desestimular o contato de um profissional gabaritado, ao qual a empresa estaria disposta a pagar uma remuneração diferenciada).
Sabemos, no entanto, que para a grande maioria da população, o salário é o (se não um dos) aspectos mais importantes da relação profissional.
Por isso, se você quer saber mais sobre determinada oportunidade profissional que chegou ao seu conhecimento, antes de perquirir a respeito do valor da remuneração, procure se atentar para as seguintes dicas:
(1) saiba negociar desde o primeiro momento dizendo quais são os seus reais interesses (dizendo, por exemplo, se só almeja uma remuneração maior ou também deseja crescimento profissional).
(2) esteja certo que a empresa não pagará um elevado salário apenas pelo fato de você possuir um bom currículo. Mais do que as informações que podem ser inseridas em uma folha de papel (ou em um arquivo de pdf), as empresas comumente avaliam e atribuem um peso diferenciado a competências emocionais e habilidades de auto-gestão.
Ao longo dos anos, vi muitos candidatos tecnicamente bons perderem grandes oportunidades por superestimarem seus currículos, focarem no valor do salário e não darem a devida atenção a negociação de suas competências. Por isso, não cai no erro: se a empresa não anunciou o salário, diga a ela o que você tem a oferecer e qual o seu valor (lembrando que valor é diferente de preço). Com isso, certamente você extrairá o melhor da oportunidade que bateu à sua porta.